Pra quem achava que já tinha visto de tudo na atual gestão de Luís Eduardo Magalhães, eis que novamente somos surpreendidos com uma dança das cadeiras no comando de Secretarias importantes, no mínimo inusitadas.
Em meio a crise no setor de Educação e no momento que Sindicato, professores, pais de alunos e toda a sociedade aguardavam ansiosos por uma resposta do Prefeito em receber os representantes, surge o anúncio da troca de Secretários, numa atitude que mais uma vez demonstra o autoritarismo e o descaso com os pedidos da classe que representa a Educação no município. Mas o que está em jogo não é a educação, mas sim a acomodação de interesses daqueles que se auto intitulavam o “NOVO”, “A MUDANÇA”, etc, e pra entender vamos lá:
Carlos Lopes sempre foi visto por quem trabalhou na campanha, como a pessoa que estaria ao lado do Prefeito, em caso de vitória. Com uma educação irretocável, cortês, gentil e com grande capacidade de ouvir as pessoas, foi improvisado na Secretaria de Educação, talvez pelo fato de também ser professor. Entrou no sacrifício em nome do grupo e infelizmente não conseguiu segurar a caça as bruxas que se iniciou quando do começo da gestão.
Pessoalmente, fico feliz em ver Carlos Lopes assumindo a chefia de Gabinete do Prefeito. Quem sabe agora o nosso gestor tenha alguém ao seu lado que possa lhe alertar sobre os equívocos cometidos em nome do atendimento a certas vaidades com as quais o poder necessita conviver.
Sem entrar no mérito da capacidade dos demais Secretários envolvidos na dança das cadeiras, no caso Jeferson Café e Renato Faedo, é preciso perceber que essa troca foi feita em função da necessidade de se colocar Carlos Lopes no lugar certo, coisa que já deveria ter sido feita no início da Gestão.
Com dois Secretários sem experiência nas outras áreas, (Educação e Meio Ambiente) nos resta aguardar e torcer para que a intenção seja válida, traga resultados positivos, e que a população não pague futuramente por mais este gesto de improviso, que tem sido a tônica e prática da atual administração.