Depois de uma semana marcada pelas barbaridades ocorridas na última Sessão da Câmara, a cidade ainda não tinha digerido toda a manobra infeliz orquestrada pelo Executivo, quando no final de semana nos deparamos com um vídeo do Prefeito, todo sorridente e feliz, anunciando que tinha concedido um reajuste de 25% aos professores e, pasmem, com uma cara de que nada aconteceu, se colocando como herói ao afirmar que estava convocando a Câmara de Vereadores para votar em sessão extraordinária hoje, o projeto de lei do aumento. Me perguntei: é isso mesmo? Pois era…
O mesmo personagem que no início do mandato demitiu sumariamente os professores pioneiros, que desde o inicio deste ano tripudiou em cima da categoria, que desafiou o SINPROLEM, que ordenou que seus vereadores aliados não votassem a CPI da Educação, que foi pra rádio debochar sobre a questão do repasse salarial, que nunca atendeu a categoria, que mandou comissionados fazerem baderna na Câmara, agora se apresenta em vídeo como Herói, tentando vender a imagem do mediador dos problemas e ainda tira foto com o Sindicato, numa reunião que não contou com a participação do Secretário de Educação. No mesmo vídeo, e de novo, equivocadamente, o Prefeito fala que foi preciso planejamento financeiro para que o aumento dos professores não prejudicasse outras “obras” – definitivamente senhor Prefeito, será preciso repetir 3 vezes, para que o senhor entenda que o dinheiro da educação não se mistura com outros recursos para obras?
Como se não bastasse a vontade de “posar de bonzinho” para uma população que se encontra totalmente desamparada e sendo atendida precariamente na área da saúde, o nosso herói ainda comete o erro de empurrar o problema pra cima da Câmara de Vereadores, sabendo (ou desconhecendo) que um Projeto de Lei do aumento dos professores precisa ser protocolado, passar pela análise jurídica, passar pelas comissões e todas as avaliações legais, redação final e somente depois a discussão e votação.
É simplesmente lamentável ver o causador de todo o desgaste da novela do repasse salarial, agora se apresentar como o protagonista das soluções. E podem esperar: amanhã em Sessão os vereadores da base vão fazer o mesmo discurso, querendo fazer média com o repasse concedido.
Mas felizmente a população sabe muito bem que o resultado do aumento é fruto da luta dos professores, do SINPROLEM e dos vereadores de oposição que, capitaneados por Fernando Araújo, não se submetem aos caprichos, mandos e desmandos do Poder Executivo.
Redação: Cândido Trilha