Com 22 anos de emancipação política a cidade de Luís Eduardo Magalhães, 7ª economia do Estado da Bahia, nunca tinha visto em sua Casa Legislativa nada igual ao absurdo que se desenhou na Sessão do dia de ontem (10/05/2022).
Apesar das cenas de violência, desrespeito e vandalismo terem ocorrido durante a referida sessão, o aquecimento começou dias antes, quando aliados do Prefeito disseminaram nas redes sociais um vídeo difamando o Presidente da Câmara e sua família. No mesmo vídeo os editores diziam que Fernando Fernandes, eleito pelo DEM, havia “traído” seu Grupo politico para se eleger Presidente da Câmara. Esqueceram de mencionar que o Prefeito eleito traiu seu partido e aliados, migrando para o PP e se alojando no ninho do Vice Governador pepista aliado ao PT e que hoje é ACM Neto.
Depois da circulação do vídeo, achavam os aliados do Prefeito, que poderiam enviar seus ocupantes de cargos comissionados e pessoas pagas por vereadores da base (imagem abaixo), para promover baderna na Casa Legislativa e saírem fortalecidos por atrapalhar a votação e colocar a população a seu favor; Se enganaram redondamente: a população foi para as redes sociais repudiar todos os atos praticados pelos desesperados por uma boquinha no executivo ou um contrato milionário. (veja comentários)
O que se viu na Sessão parecia cenas do antigo Coliseu de Roma, vandalismo, desrespeito, ovos sendo atirados no Presidente da Casa, gritos de ordem orquestrados por ocupantes de cargos comissionados e vários outros atos criminosos e de selvageria praticados por agentes e servidores públicos, alguns deles portando arma de fogo. Enquanto o Presidente da Casa Legislativa resistia aos ataques, vereadores e vereadoras da base aliada do Prefeito, aqueles que deveriam ter postura e probidade na conduta, incentivavam a plateia e faltavam com o respeito aos demais colegas edis, exceção feita ao vereador Adelar Capellesso.
Mas o que está escondido por detrás de todo esse desespero é o fato de o Ministério Público Federal ter reconhecido que há indícios de irregularidades na licitação dos conteiners da educação, com prática de superfaturamento e dano ao erário público, o que pode provocar até um pedido de afastamento do Prefeito.
Além disso, o vazamento de um áudio do Vereador Silvano Santos denunciando estar sendo assediado com ofertas de dinheiro por parte de agentes políticos ligados ao Prefeito, só reforça a fala do Vereador Reinildo Neri na sessão de ontem, quando afirmou ter sido convidado pelo governo para se aliar ao grupo da situação e se tornar Presidente da Casa Legislativa.
Atento as manobras de oferta de dinheiro e facilidades aos parlamentares, Fernando Fernandes e os demais vereadores de oposição se preparam para antecipar a eleição da mesa diretora para o segundo biênio e desta forma enterrar as tentativas do executivo de desestabilizar o grupo de parlamentares que, de forma heroica e para sorte da população, se recusou a se submeter aos mandos e desmandos do atual governo municipal.
Para quem ainda tem duvidas sobre os resultados de toda a baderna orquestrada na Sessão Legislativa de ontem, basta olhar os comentários nas redes sociais: NÃO ERA O POVO QUE ESTAVA LÁ – o tiro saiu pela culatra!
Redação: Cândido Trilha