POSTOS DE SAÚDE ATENDERAM MENOS EM 2021

Compartilhe esse conteúdo:

Enquanto o governo das aparências mostra ações de recapeamento asfáltico, anuncia grande festa junina, gasta milhões de reais com minutos de propaganda no intervalo do Jornal Nacional, contrata Empresa de Consultoria em Saúde de Camaçari por 540 mil reais com dispensa de licitação (foto abaixo), e domina quase toda a mídia local, inclusive rádios, o atendimento na rede de Atenção Básica em Saúde caiu em mais de 20% no ano de 2021.

Numa breve pesquisa nos sistemas de informações do Ministério da Saúde (datasus/tabnet) constatamos que em 2021 a quantidade de procedimentos autorizados pela gestão na Atenção Básica foi de 64.412, ou seja, 26%  a menos  em relação ao ano de 2020 quando o numero de procedimentos chegou a quase 87 mil. Esta diminuição no atendimento só confirma as reclamações da população que hoje tem que madrugar nas filas dos Postos de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, para tentar obter “uma das 16 senhas” entregues diariamente.

 

A queda no número de atendimentos em Postos de Saúde também reflete o aumento da procura por atendimento na UPA, para agravos que poderiam ser resolvidos na atenção básica.

Num momento em que vivemos uma crise institucional no município (demonstrada na última Sessão da Câmara), onde alguns vereadores ainda insistem em defender o atual prefeito e não reconhecem que estamos vivendo um momento delicado na gestão da Saúde e Educação, além de perseguições políticas, só nos resta confiar que os  vereadores de oposição,  com a orientação do Presidente Fernando Araújo, defendam os interesses da população.

A CPI da Educação, que hoje já é noticia em todo o Estado, é o resultado da negação de um governo em reconhecer com humildade os problemas que tem enfrentado, e que trabalha iludido com as aparências de que a população o aprova.

Para aqueles que consideram esse governo “top”, e que não se posicionam em relação à realidade que estamos vivenciando, deixo a seguinte reflexão:

“A melhor maneira de ferrar o seu chefe é fazer tudo o que ele manda e aplaudir as coisas erradas que ele faz”.

 

Redação: Cândido Trilha

Espaço publicitário

Posts relacionados

Economia e política

GOVERNO LULA RESSUSCITA O SEGURO DPVAT

Após a suspensão do pagamento pelo governo Bolsonaro em 2020, o seguro DPVAT foi ressuscitado na noite de ontem pelo voto favorável de 41 Senadores,